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PALESTRANTES

 

Arnaldo Calil Pereira Jardim

Arnaldo Calil Pereira Jardim

Cargo: Deputado Federal – Relator da Comissão Especial
Organização: Câmara dos Deputados das Parcerias Público-Privadas


Arnaldo Jardim nasceu em Altinópolis (SP). É engenheiro civil pela Escola Politécnica da USP e iniciou sua vida política como líder estudantil, quando foi diretor do DCE da USP e da União Estadual dos Estudantes, na época das lutas pela democracia. Arnaldo é deputado federal em quarto mandato (2007-2022); presidente Estadual do Cidadania/SP, vice-presidente da região sudeste da FPA – Frente Parlamentar da Agropecuária; ex-secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, presidiu o CONSEAGRI – Conselho Nacional de Secretários da Agricultura (2015/2016); foi o 1º vice-líder da bancada do PPS na Câmara Federal. Titular na Comissão de Minas e Energia e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Infraestrutura Nacional e da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético (Frente do Etanol); integra ainda a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Agropecuário e Comissão de Agricultura. Foi relator da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). É relator do projeto de Lei de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e autor do projeto de Lei para a Política nacional de Erradicação da Fome e Promoção da Função Social dos Alimentos. Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia (IE) e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Agronomia e Arquitetura do Brasil.

Arthur Lima

Arthur Lima

Cargo: Diretor Presidente
Organização: Empresa de Planejamento e Logística – EPL


Arthur Luis Pinho de Lima é advogado formado pela Universidade de Brasília (UnB), bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), especialista em Contratações Públicas pela Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha) e especialista em Bases Geo-Históricas para Formulação Estratégica pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).
Entre 2011 e 2015, atuou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na área de contratações públicas de grandes obras de infraestrutura. No ano seguinte atuou como Diretor Executivo do Fundo de Saúde da Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal.
Na Empresa de Planejamento e Logística desde 2017, foi Gerente de Licitações e Contratos e Diretor de Gestão. Assumiu em maio deste ano o cargo de diretor-presidente da estatal.

Augusto Neves Dal Pozzo

Augusto Neves Dal Pozzo

Cargo: Sócio Fundador e Presidente
Organização: Dal Pozzo Advogados e IBEJI – Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura


Advogado e sócio-fundador do escritório Dal Pozzo Advogados, atua há mais de 20 anos na estruturação de modelos jurídicos em projetos de infraestrutura e na solução jurídica de questões estratégicas relativas à execução de contratos públicos de alta complexidade. Professor de Direito Administrativo e de Fundamentos do Direito Público na renomada escola de Direito Público da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e em âmbito internacional, Professor do Corpo Permanente da Pós-Graduação da Universidade da Coruña, na Espanha, professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Direito Administrativo da Universidad de Belgrano, na Argentina, tem extensa produção acadêmica versando sobre diversos temas ligados ao Direito Administrativo, especialmente em matérias conexas ao setor de infraestrutura. Seus trabalhos acadêmicos encontram-se publicados nos principais veículos científicos no Brasil e no exterior. Doutorado em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual obteve o título de Especialista e Mestre na mesma área. Ainda em âmbito acadêmico, é coordenador da Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura (RDAI), publicada pela Thomson Reuters Editora Revista dos Tribunais; coordenador da Revista Brasileira de Infraestrutura (RBINF), publicada pela Editora Fórum e coordenador da Revista Internacional de Direito Público (RIDP). Pós-graduação executiva em Infrastructure in a Market Economy, pela Harvard Kennedy School. Pós-graduado em Management Program for Lawyers e em Corporate Governance pela Yale School of Management.
Fundador, em conjunto com outros membros da academia, e atual presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura – IBEJI. Representa o Brasil no Comité de Coordinadores Nacionales da Red Iberoamericana de Contratación Pública e membro da Think Tank de Concessões e PPP’s do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e da Comissão de Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Sustentável da Ordem dos Advogados do Brasil (COINFRA – OAB-SP), dentre outras renomadas instituições representativas.

Bruno Vanuzzi

Bruno Vanuzzi

Cargo: Secretário
Organização: Secretaria Extraordinária de Parcerias – Governo do Estado do Rio Grande do Sul


Bruno Vicente Becker Vanuzzi é Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialista em Direito Processo Civil e Constituição pela UFRGS, e concluiu o MBA em Concessões e PPPs da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em parceria com a London School of Economics.
É Secretario Extraordinário de Parcerias do Estado do Rio Grande do Sul, responsável pelo programa RS Parcerias.
No anos de 2017 e 2018 esteve à frente da Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas do Município de Porto Alegre, liderando os projetos de Concessões e PPPs, com destaque para a PPP de Iluminação Pública, com mais de 100.000 pontos de iluminação. É Conselheiro da intergovernamental RedePPP.
É Procurador do Estado do Rio Grande do Sul, e foi integrante da Unidade de Concessões e PPP da Secretária Estadual do Planejamento do Rio Grande do Sul nos anos de 2015 e 2016.
Foi Agente Setorial da PGE/RS na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e na Secretaria do Planejamento no biênio 2015/2016.
Foi advogado da Caixa Econômica Federal entre 2002 e 2010, tendo sido Coordenador da Área Trabalhista entre 2008 e 2010, e Coordenador Jurídico da Presidência e da Direção-Geral do Tribunal Regional Federal da 4a Região nos anos de 2001 e 2002.

Carlos Eduardo Cardoso de Souza

Carlos Eduardo Cardoso de Souza

Cargo: Responsável por soluções e-city
Organização: B2G – Enel X Brasil


É responsável por Soluções para Clientes de Governo (e-City) na Enel X Brasil. Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Católica de Petrópolis, possui MBA em Gestão de Negócios, especialização em Marketing de Serviços e Relacionamento, além de ampla experiência no mercado de energia com mais de 17 anos de atuação, sobretudo em desenvolvimento de novos modelos de negócio e soluções para cidades. Carlos Eduardo é responsável por administrar projetos na linha de e-City que engloba grande parte dos investimentos a serem realizados pela Enel X Brasil em soluções de iluminação pública, cidades inteligentes, eficiência energética, iluminação especial, energia solar fotovoltaica e soluções para mobilidade elétrica urbana.

Daniel Sonder

Daniel Sonder

Cargo: CFO
Organização: B3


Economista formado pela Tufts University, onde também se graduou em Relações Internacionais. Mestre em Relações Internacionais pela The Fletcher School of Law and Diplomacy – Tufts University. Foi Diretor Executivo da área de fundos de crédito estruturado na Divisão de Asset Management do Credit Suisse, instituição onde ingressou em 2006. Atuou, no período de 2003 a 2006, no Gabinete do Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo. Também foi assessor da Diretoria Executiva de Produtos Estruturados do BNDES, nos anos de 2002 a 2003, e trabalhou no JP Morgan Chase entre 1999 e 2001. Ingressou na B3 em 2013 como Diretor Executivo Financeiro e Corporativo e desde fevereiro de 2015 é Vice-Presidente Financeiro, Corporativo e de Relações com Investidores.

Édison Carlos

Édison Carlos

Cargo: Presidente Executivo
Organização: Instituto Trata Brasil


Édison Carlos é Presidente Executivo do Instituto Trata Brasil. Químico industrial de formação, por muitos anos atuou em áreas ligadas à Comunicação e Relações Institucionais nos setores químico e petroquímico. Além de formado em Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz, o executivo é pós-graduado em Comunicação Estratégica. Atuou por quase 20 anos em várias posições no Grupo Solvay, sendo que nos últimos anos foi responsável pela área de Comunicação e Assuntos Corporativos da Solvay Indupa. Em 2012, Édison Carlos recebeu o prêmio “Faz Diferença – Personalidade do Ano” do Jornal O Globo – categoria “Revista Amanhã” que premia quem mais se destacou na área da Sustentabilidade em todo o país. Entre 2014 e 2016, Édison atuou em parceria com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na formatação da Campanha da Fraternidade Ecumênica que em 2016 divulgou a problemática do Saneamento Básico em todo o país.

Elias de Souza

Elias de Souza

Cargo: Sócio-líder da Indústria de Government & Public Services
Organização: Deloitte


Elias é advogado com mestrado em Políticas Públicas (FGV-EAESP) e certificado profissional de PPP (CP3P), emitido pelo Banco Mundial. Ele é sócio da área de Infraestrutura & Projetos de Capital e líder da área de Governo e Serviços Públicos da Deloitte no Brasil.
Possui mais de 20 anos de experiência em (a) assessoria de gestão pública, com ênfase em planejamento e políticas públicas, além de assessoria jurídica corporativa; (b) assessoria em projetos com organismos multilaterais; (c) consultoria em projetos de infraestrutura, principalmente parcerias público-privada (PPP), apoiando projetos tanto para o setor público quanto para o privado; d) elaboração de estudos e análises do mercado de infraestrutura; (e) estruturação de investimentos de capital social; (f) assessoria em projetos de cidades inteligentes; g) consultoria em projetos de mobilidade urbana e (h) estruturação de projetos sustentáveis e com objetivo social.
Ele ministra palestras e treinamentos sobre cidades inteligentes, futuro da mobilidade, futuro das cidades; infraestrutura na América Latina; mobilidade urbana; cidades resilientes; capital privado para apoiar infraestrutura; PPP; políticas públicas; investimentos de impacto social; índice de progresso social (SPI); objetivos de desenvolvimento sustentável (SDG); dentre outros.
É membro do conselho consultivo da Associação Brasileira das Indústrias de Infraestrutura e Bases e do Advisory Board do GRI Club de Infraestrutura no Brasil. É professor convidado de cidades inteligentes no MBA Internet das Coisas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Guilherme Martins

Guilherme Martins

Cargo: Chefe de Departamento
Organização: Área de Estruturação de Parcerias de Investimento – BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento


Guilherme Martins é chefe de departamento na Área de Estruturação de Parcerias de Investimentos do BNDES, responsável pela estruturação de concessões em setores como iluminação pública, resíduos sólidos e educação. Antes de ingressar na Diretoria de Infraestrutura, liderou o departamento de Dívida no Mercado de Capitais, com carteira sob gestão ~60 debêntures e AuM de em torno de R$ 4 bilhões. Atuou como gerente em departamentos responsáveis pelo financiamento à infraestrutura, nos segmentos de aeroportos, rodovias, resíduos sólidos e energia a biogás. Participou também da estruturação e gestão de instrumentos de financiamento climático. Antes de ingressar no BNDES em 2009, trabalhou em empresas privadas nos setores de Mineração e Comunicação. Guilherme é Engenheiro de Produção pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado em Economia e Finanças pelo Ibmec-RJ e extensão na Nottingham University.

José Virgílio Enei

José Virgílio Enei

Cargo: Coordenador da área de infraestrutura e Financiamento de Projeto e Sócio
Organização: Machado Meyer


Virgílio divide a coordenação da área de Infraestrutura e Financiamento de Projetos do escritório de advogados Machado Meyer, com José Prado. É especialista em project finance, M&A e PPPs em setores regulados, como transporte, petróleo & gás, eletricidade, saneamento, infraestrutura social e urbana.

Kevin Alix

Kevin Alix

Cargo: Solutions Manager Business to Territories
Organização: ENGIE


Kevin Alix é gerente comercial sênior da Engie Rio de Janeiro.
Suas graduações incluem financiamento de projetos para energia e infraestrutura – curso executivo da ABDIB (Brasil), programa executivo da Fundação Dom Cabral (brasil), mestre de engenharia civil e planeamento da cidade (MSc) do INSA Rennes (França), bizelor de ciências da ingenharia (BSc) do INSA Rennes (França) e bacharelado científico francês, especialização em matemática.

Marcio Zanetti

Marcio Zanetti

Cargo: Country Leader Brasil
Organização: Economist Intelligence Unit (EIU)


Marcio Zanetti é o Country Leader para o Brasil na Economist Intelligence Unit (EIU). Ele tem larga experiência em consultoria de gestão e pesquisa para corporações multinacionais na região latino-americana. Suas áreas de especialidade são modelagem de projeção financeira, avaliação estratégica e avaliação de impacto organizacional, planejamento estratégico e desenvolvimento, dimensionamento de mercados e estratégia de entrada de mercado, análises de investimentos e avaliações de risco. Marcio tem conhecimento profundo em mercados de saúde e financeiro. Ele tem ampla exposição internacional, tendo desenvolvido projetos na Argentina, Brasil, Colômbia, Itália, México, Espanha e Uncrâna. Ele é formado em marketing e tem MBA pela William E. Simon Graduate School of Business Administration, University of Rochester, EUA.  Marcio fala fluentemente Português, Inglês e Espanhol.

Martha Seillier

Martha Seillier

Cargo: Secretária Especial
Organização: PPI – Programa de Parcerias de Investimentos


Martha Seillier é servidora pública federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental; Graduada em Economia e em Direito é também mestre em Economia pela Universidade de Brasília; Ocupou, de 2011 a 2016, o cargo de Diretora do Departamento de Regulação e Concorrência da Aviação Civil na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República; Em 2016, se tornou Chefe da Assessoria; Especial da Casa Civil da Presidência da República e participou da estruturação da agenda de reformas estratégicas para o Governo Federal; Em janeiro de 2019 assumiu a Presidência da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO. Hoje está à frente da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos.

Rodrigo Gaiga

Rodrigo Gaiga

Cargo: Diretor Presidente
Organização: GPA


Engenheiro civil formado pela PUC do Paraná (PUC/PR) com pós-graduação em Gerenciamento Ambiental na Indústria pela UFPR e MBA em Desenvolvimento de Competências Gerenciais na FGV. Em 2011 aceitou o desafio de dirigir a primeira e única experiência em Parceria Público-Privada (PPP) no sistema prisional do Brasil. Desde então é diretor presidente da GPA, empresa responsável pela construção e administração do primeiro complexo prisional nesse modelo, que funciona em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Anteriormente atuou como Diretor Executivo no Instituto Nacional de Administração Prisional-INAP. Primeira experiência em um sistema de Co-gestão prisional, atuando no Estado do Espírito Santo, nos municípios de Serra, Vianna, Guarapari e Colatina.

Rodrigo Garcia

Rodrigo Garcia

Cargo: Vice-Governador
Organização: Estado de São Paulo


Rodrigo Garcia, 44 anos, advogado e empreendedor, nasceu em Tanabi (SP). É casado e tem três filhos. Vice-governador do Estado de São Paulo, é também secretário de Governo.
Foi deputado federal por dois mandatos (2011/2018) e líder da bancada do Democratas. Exerceu três mandatos de deputado estadual, tendo sido presidente da Assembleia Legislativa, entre 2005 e 2007.
No Governo do Estado de São Paulo, foi secretário nas pastas da Habitação, de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Social. Também foi secretário de Gestão da Prefeitura de São Paulo.

Rodrigo Reis De Oliveira

Rodrigo Reis De Oliveira

Cargo: Sócio
Organização: Radar PPP


Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em Direto pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ocupou o cargo de Gerente de Desenvolvimento de Negócios na empresa Construcap CCPS Engenharia e Comércio S.A. (2013-2014), sendo responsável pelas iniciativas em PPPs e Concessões em que a organização atuou nesse período. Foi gerente do Projeto Copa pelo Governo do Estado de Minas Gerais (2009-2012), sendo um dos responsáveis pela modelagem e gestão do contrato do Complexo do Mineirão e da Arena Independência. Especialista em Direito Público, possui experiência em modelagem econômica e jurídica de projetos de infraestrutura. Responsável por realização de modelagem de projetos em Parcerias público-privada (Project Finance) no setor público e privado.

Rogério de Faria Princhak

Rogério de Faria Princhak

Cargo: Secretário Executivo
Organização: Programa de Parcerias Público-privadas da Secretaria da Fazenda – Governo do Estado da Bahia


Engenheiro Civil, pela Universidade Federal da Bahia,-UFBA, Especialização em Desenvolvimento Regional e Orçamento Público -UFBA, Especialização em Análise de Projeto -FGV-RJ, Especialização em Economia Internacional -George Washington University, Atualização em Concessão de Infra Estrutura John Kennedy Harvard School , Mestre em Administração pela UFBA, CP3P-F , Auditor Fiscal do Estado da Bahia, professor do MBA PPP e Concessões FESP/LSE , coordena a RedePPP, Coordena a Secretaria Executiva de PPP, participou da estruturação e contratação dos seguintes projetos: de PPP e concessão: Hospital do Subúrbio, Hospital Couto Maia, Rede de Diagnóstico por Imagem, Metrô Salvador/ Lauro de Freitas, Arena Fonte Nova, Sistema BA-093, Sistema BA-052, VLT do Subúrbio e em licitação Ponte Salvador/ Itaparica.

Rogério de Paula Tavares

Rogério de Paula Tavares

Cargo: Vice-Presidente de Relações Institucionais
Organização: Aegea


Engenheiro civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio), com especialização em Planejamento Urbano e Regional pela COPPE-UFRJ, e MBA em Finanças pelo IBMEC, Rogério possui sólida experiência em estruturação, contratação e administração de financiamentos e, ainda, em prospecção e captação de recursos junto a instituições financeiras nacionais e internacionais. Antes de ingressar na Aegea, ocupou o cargo de Diretor de Infraestrutura e Saneamento na Caixa Econômica Federal. Como Vice-Presidente de Relações Institucionais na Aegea, atua na expansão dos modelos de atuação colaborativa entre a empresa e novos parceiros, e no reforço do posicionamento institucional da companhia junto aos seus interlocutores, como associações de classe e entidades públicas.

Tarcila Reis Jordão

Tarcila Reis Jordão

Cargo: Subsecretária de Parcerias
Organização: Governo do Estado de São Paulo


Subsecretária de Parcerias do Governo do Estado de São Paulo;
Professora da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas;
Doutora em Direito Público pela SciencesPo – Paris, com um ano de pesquisa na Harvard Law School;
Mestre em Direito Público pela Universidade de Paris 1 (Panthéon-Sorbonne);
Mestre em Ciência Política pela London School of Economics and Political Science;
Foi consultora do International Finance Corporation (Grupo Banco Mundial) e Visiting Scholar no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Tatiana Thomé de Oliveira

Tatiana Thomé de Oliveira

Cargo: VIGOV-Vice-Presidência de Governo
Organização: Caixa Econômica Federal


Natural do Rio de Janeiro/RJ, é graduada, mestre e doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, possui também pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes – UCAM.
Empregada da CAIXA desde 2003, atuando nas áreas de habitação e governo, em destaque nas áreas de avaliação de bens, engenharia de custos e nas operações de repasse do Orçamento Geral da União e financiamento a entes públicos e privados. Atuou como Diretora no Programa de Parceria de Investimentos, requisitada pela Presidência da República, na área de estruturação de Concessões e Parcerias Público Privadas. No dia 04 de fevereiro de 2019, tomou posse como Diretora Executiva de Serviços de Governo.
Em 28 de fevereiro de 2019, foi designada para assumir interinamente o cargo de Vice-Presidente de Governo

Venilton Tadini

Venilton Tadini

Cargo: Presidente Executivo
Organização: ABDIB – Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base


É presidente-executivo da ABDIB – Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base desde jan/2016. Membro do Conselho de Administração do Banco Fator desde junho/2011. É economista e Mestre em Teoria Econômica pela USP.

Viviane Bezzerra

Viviane Bezzerra

Cargo: Superintendente de PPP
Organização: Governo do Estado do Piauí


Viviane Moura Bezerra é Advogada especialista em PPP e Concessões pela London School, Especialista em Gestão Pública pela USP e Especialista em Licitações e Contratos pela Fundação Getúlio Vargas. Já foi chefe do jurídico da CODEVASF em Brasília, diretora de Administração da AGESPISA, Secretária das Cidades do Estado do Piauí e Secretária de Habitação e Regularização Fundiária de Teresina. Em 2002, em conjunto com o Ministério do Planejamento, trabalhou na estruturação das primeiras PPPs de irrigação do Governo Federal. Ainda na CODEVASF, atuou na estruturação do projeto de Marituba, em Alagoas, que aumentou a produção e a produtividade agrícolas mediante a introdução da concessão de uso em projetos de irrigação. Enquanto Secretária de Habitação e Regularização Fundiária de Teresina, instituiu o projeto Habitar Legal, voltado à regularização de ocupações existentes em Teresina. Atualmente, Viviane Moura atua como superintendente do Programa de Parcerias e Concessões da Administração Pública Estadual, sendo responsável pela implementação do Programa de PPP do Estado, desde 2015. A Carteira do Programa já conta com 32 projetos, selecionados com bases de sucesso, dos quais cinco estão em execução plena. Dos projetos contratados, três já foram premiados nacionalmente e internacionalmente, na Organização das Nações Unidas (ONU).

PALESTRANTES

 

ANTÔNIO GIL SILVEIRA

ANTÔNIO GIL SILVEIRA

Horário: 16h00 às 17h30
Palco 1 – Painel 2: Rotas de estruturação de projetos de PPP e concessão


Graduado em Processos Gerenciais e pós Graduado em Gestão Pública e em Negócios Internacionais, é empregado de carreira da Caixa Econômica Federal onde atua a 18 anos. Em 2016 foi Diretor de Programa na Coordenação de Projetos da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimento da Presidência da República, retornando a CAIXA no início de 2017 onde, desde então, desempenha a função de Diretor Executivo da Diretoria Executiva de Saneamento e Infraestrutura e Negócios com o Governo – DESAN.

AUGUSTO NEVES DAL POZZO

AUGUSTO NEVES DAL POZZO

Horário: 16h00 às 17h30
Palco 2 – Painel 4: Como evitar que as PPPs deem errado?


Advogado e sócio-fundador do escritório Dal Pozzo Advogados, atua há mais de 20 anos na estruturação de modelos jurídicos em projetos de infraestrutura e na solução jurídica de questões estratégicas relativas à execução de contratos públicos de alta complexidade. Professor de Direito Administrativo e de Fundamentos do Direito Público na renomada escola de Direito Público da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e em âmbito internacional, Professor do Corpo Permanente da Pós-Graduação da Universidade da Coruña, na Espanha, professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Direito Administrativo da Universidad de Belgrano, na Argentina, tem extensa produção acadêmica versando sobre diversos temas ligados ao Direito Administrativo, especialmente em matérias conexas ao setor de infraestrutura. Seus trabalhos acadêmicos encontram-se publicados nos principais veículos científicos no Brasil e no exterior. Doutorado em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual obteve o título de Especialista e Mestre na mesma área. Ainda em âmbito acadêmico, é coordenador da Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura (RDAI), publicada pela Thomson Reuters Editora Revista dos Tribunais; coordenador da Revista Brasileira de Infraestrutura (RBINF), publicada pela Editora Fórum e coordenador da Revista Internacional de Direito Público (RIDP). Pós-graduação executiva em Infrastructure in a Market Economy, pela Harvard Kennedy School. Pós-graduado em Management Program for Lawyers e em Corporate Governance pela Yale School of Management.
Fundador, em conjunto com outros membros da academia, e atual presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura – IBEJI. Representa o Brasil no Comité de Coordinadores Nacionales da Red Iberoamericana de Contratación Pública e membro da Think Tank de Concessões e PPP’s do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e da Comissão de Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Sustentável da Ordem dos Advogados do Brasil (COINFRA – OAB-SP), dentre outras renomadas instituições representativas.

BRUNO COVAS

BRUNO COVAS

Horário: 09h00 às 09h45
Cerimônia de Abertura e Boas-Vindas


Bruno Covas é advogado, economista e político brasileiro. Filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), é o atual prefeito da cidade de São Paulo.
É formado em direito pela Universidade de São Paulo e em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Entre outros cargos, foi deputado estadual, secretário estadual de Meio Ambiente de São Paulo, presidente do Juventude do PSDB e deputado federal. Em 2015 foi sub-relator da Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras e membro da Comissão Especial da Maioridade Penal. Em outubro de 2016 foi eleito vice-prefeito da cidade de São Paulo, na chapa de João Doria, assumindo a prefeitura em 6 de abril de 2018 em razão da renúncia de Doria.

BRUNO PEREIRA

BRUNO PEREIRA

Horário: 10h30 às 12h00
Plenária: Impacto das eleições para o mercado de PPPs


Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP). Foi coordenador da Escola de Formação da Sociedade Brasileira de Direito Público – SBDP (2005), instituição em que atuou como pesquisador (2004-2006). Também possui experiência como pesquisador do GVlaw, Programa de Educação Continuada e Especialização da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (2006-2008). Trabalhou como assessor de diretoria da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), colaborando com as atividades da Superintendência Jurídica (2009-2010). Foi sócio da sociedade de advogados Barbosa e Spalding Advogados e atuou como consultor em projetos de infraestrutura desenvolvidos no âmbito da FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras. É sócio do Radar PPP (www.radarppp.com).

CARLOS EDUARDO CARDOSO DE SOUZA

CARLOS EDUARDO CARDOSO DE SOUZA

Horário: 14h00 às 15h40
Palco 1 – Painel 1: A metade final do ciclo municipal


Responsável por clientes em Solutions and Business for Government. Foco em desenvolvimento de soluções em Smart Cities baseadas em PPPs (Parcerias Público-Privadas) de iluminação pública, desenvolvendo o mercado através de oportunidades em fibra ótica, aplicando o conceito de energia como solução em serviços e explorando novas tecnologias para clientes governamentais (Smart Lighting, Eficiência Energética, Energia Solar e infraestrutura).

CRISTINA WAGNER MASTROBUONO

CRISTINA WAGNER MASTROBUONO

Horário: 14h00 às 15h40
Palco 2 – Painel 3: A Lei 13.655/2018 e os impactos no mercado de PPPs e Concessões


Cristina Wagner Mastrobuono é Subprocuradora Geral da Área da Consultoria da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. Desde 2011 atua na estruturação e acompanhamento da execução dos contratos de PPP e concessões do Estado de São Paulo. Coordena o Núcleo de Estudos de PPPs da PGE/SP e integra a Comissão de Acompanhamento dos Contratos de PPP do Estado de São Paulo – CAC-PPP. É formada em direito pela Universidade de São Paulo, possui LLM-Master of Laws pela University of Chicago, é especialista em direito societário pela GVLaw, e tem curso de Arbitragem Comercial Internacional pela Columbia University.

EDUARDA LEONI

EDUARDA LEONI

Horário: 16h00 às 17h30
Palco 2 – Painel 4: “Como evitar que as PPPs deem errado?”


Diretora comercial na Urbeluz Energética, possui a experiência de 10 anos de atuação em projetos de infraestrutura. Atua principalmente na estruturação, planejamento, desenvolvimento estratégico, modelagem e gestão de contratos principalmente de projetos de Parcerias Público-Privada no setor de Iluminação Pública. Possui em seu portfólio 4 contratos assinados de IP no Brasil, sendo pioneira com a assinatura dos primeiros 2 no setor.

FERNANDO TAVARES CAMACHO

FERNANDO TAVARES CAMACHO

Horário: 14h00 às 15h40
Palco 1 – Painel 1: A metade final do ciclo municipal


Fernando Tavares Camacho é PhD em Economia pela University of Queensland (Austrália). Também é Mestre em Economia pela FGV/EPGE e Mestre em Métodos Matemáticos em Finanças pelo IMPA. Suas áreas de interesse incluem regulação econômica, análise da concorrência e estratégia de negócios em indústrias de infraestrutura. Fernando tem publicado em periódicos de alto calibre como Journal of Regulatory Economics, Annals of Public and Cooperative Economics e Energy Policy. Camacho tem uma década de experiência atuando como consultor independente em economia da infraestrutura. Projetos no Brasil incluem assessorar as associações de distribuidoras (ABRADEE) e transmissoras (ABRATE) de energia elétrica em questões como custo de capital, risco regulatório e poder de mercado. No exterior, assessorou a OECD em questões relacionadas à privatização de empresas. Fernando também trabalhou 5 anos como analista de Project Finance na área de infraestrutura e 8 anos como executivo na área de estruturação de projetos do BNDES. Camacho é atualmente Investment Officer na International Finance Corporation (IFC) do Grupo banco Mundial, onde é responsável pela estruturação de Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) em diversos setores de infraestrutura no Brasil.

FREDERICO BOPP DIETERICH

FREDERICO BOPP DIETERICH

Horário: 14h00 às 15h40
Palco 2 – Painel 3: A Lei 13.655/2018 e os impactos no mercado de PPPs e Concessões


Sócio do Azevedo Sette Advogados, líder da prática de Infraestrutura, com mais de 25 anos de experiência. PhD. CP3P-F. Professor da Fundação Dom Cabral. Escreveu para o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID publicações sobre PPPs e garantias públicas. Participou de projetos no Equador, Costa Rica, Uruguai, Colômbia, Estados Unidos e outros países. Reconhecido pelos principais guias especializados internacionais. Atuou em diversos casos de alta complexidade como o VLT Carioca, concessões de aeroportos, geração distribuída, modelagens para BNDES, M&As de infraestrutura, projetos de iluminação pública, arbitragens e outros.

GUTI

GUTI

Horário: 14h00 às 15h40
Palco 1 – Painel 1: A metade final do ciclo municipal


Gustavo Henric Costa, o Guti, nasceu em 30 de dezembro de 1984. Em 2016, aos 31 anos, Guti foi eleito prefeito da cidade de Guarulhos em uma votação recorde totalizando 481.541 votos, a maior da história no município. É também o mais jovem a comandar a cidade de Guarulhos.
Em 2008, quando ingressou na política, foi eleito o vereador mais jovem de Guarulhos com 2478 votos. Com apenas 23 anos, Guti se tornou o parlamentar mais atuante na Câmara Municipal e quatro anos depois, mais que dobrou a votação, alcançando os expressivos 5127 votos.
Durante as eleições de 2014, Guti lançou sua candidatura para Deputado Federal. Apesar da campanha pequena, os significativos 47.485 votos o consolidaram como maior expoente da oposição em Guarulhos.
Atualmente é o vice-presidente do PSB Estadual.

IGOR ROCHA

IGOR ROCHA

Horário: 10h30 às 12h00
Plenária: Impacto das eleições para o mercado de PPPs


Igor Rocha é diretor de Planejamento e Economia da ABDIB – Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base. Formado em Ciências Econômicas pela PUC-SP, mestre pela Unicamp e doutor pela Universidade de Cambridge. Tem experiência na área de economia industrial, economia brasileira, desenvolvimento econômico e modelos insumo-produto. Conduz plano da ABDIB para recuperar a competitividade e a participação da indústria no PIB brasileiro e o programa de educação corporativa.

JOSÉ VIRGÍLIO ENEI

JOSÉ VIRGÍLIO ENEI

Horário: 14h00 às 15h40
Palco 2 – Painel 3 A Lei 13.655/2018 e os impactos no mercado de PPPs e Concessões


Virgílio divide a coordenação da área de Infraestrutura e Financiamento de Projetos do escritório de advogados Machado Meyer, com José Prado. É especialista em project finance, M&A e PPPs em setores regulados, como transporte, petróleo & gás, eletricidade, saneamento, infraestrutura social e urbana.

JULIANA PALMA

JULIANA PALMA

Horário: 14h00 às 15h40
Palco 2 – Painel 3: A Lei 13.655/2018 e os impactos no mercado de PPPs e Concessões


Doutora e Mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Master of Laws (LL.M.) pela Yale Law School. Bacharel em Direito pela PUC-SP. Foi visiting scholar na Washington College of Law – American University. Professora dos programas de graduação, especialização e mestrado profissional da FGV Direito SP. Coordenadora do Grupo Público da FGV Direito SP e colaboradora da Escola de Formação Pública – SBDP. Desenvolve pesquisas na área de Direito Administrativo, Regulação e Direito & Burocracia.

KEVIN ALIX

KEVIN ALIX

Horário: 16h00 às 17h30
Palco 2 – Painel 4: Como evitar que as PPPs deem errado?


Kevin Alix é gerente comercial sênior da Engie Rio de Janeiro.
Suas graduações incluem financiamento de projetos para energia e infraestrutura – curso executivo da ABDIB (Brasil), programa executivo da Fundação Dom Cabral (brasil), mestre de engenharia civil e planeamento da cidade (MSc) do INSA Rennes (França), bizelor de ciências da ingenharia (BSc) do INSA Rennes (França) e bacharelado científico francês, especialização em matemática.

MARCELLO PALHA

MARCELLO PALHA

Horário: 16h00 às 17h30
Palco 2 – Painel 4: As PPPs que estão dando errado


Executivo com 20 anos de atuação, passou por empresas nacionais e internacionais como Accenture, Indra e Thales. Sólida experiência na Administração Estratégica, Tática e Operacional nos setores público e privado, em Parcerias Público-Privadas, tendo sido responsável por diversas modelagens, além de ter presidido a SPE vencedora da PPP de implantação do Centro de Gestão Integrada do Distrito Federal.

 

MARCIO ZANETTI

MARCIO ZANETTI

Horário: 10h30 às 12h00
Plenária: Impacto das eleições para o mercado de PPPs


Diretor do Economist Intelligence Unit Brasil, tem ampla experiência em consultoria de gestão e pesquisa para grandes corporações nacionais e multinacionais na América Latina. Atua nas áreas de planejamento estratégico, dimensionamento e desenvolvimento de estratégia de entrada de mercado, análise de investimentos e avaliação de riscos. Ao longo de sua carreira, trabalhou com metodologias consultivas, modelagem econômico-financeira, due diligence estratégico e avaliação de impacto organizacional.

MARCO AURÉLIO BARCELOS

MARCO AURÉLIO BARCELOS

Horário: 10h30 às 12h00
Plenária: Impacto das eleições para o mercado de PPPs


Doutorando em Direito do Estado pela USP. Master of Laws (LL.M) pela University College London. Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Especialista em Finanças pelo IBMEC Business School e em Direito Público pela PUC/Minas. Foi diretor jurídico e de parcerias da SP Negócios (empresa de estruturação de PPPs e concessões da Prefeitura de São Paulo). Foi diretor da Unidade PPP de Minas Gerais, participando da estruturação das primeiras PPPs do Brasil. Foi consultor em PPPs na FGV-Projetos. É coordenador e professor do curso de pós-graduação em Concessões e Parcerias da Administração no Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.

MAURÍCIO PORTUGAL

MAURÍCIO PORTUGAL

Horário: 16h00 às 17h30
Palco 1 – Painel 2:  Rotas de estruturação de projetos de PPP e concessão


Atualmente, advogado, sócio do Portugal Ribeiro Advogados, Professor da Pós-Graduação da Faculdade de Direito da FGV, São Paulo e Professor da SBDP – Sociedade Brasileira de Direito Público. Foi também, professor da disciplina Direito de Infraestrutura do Curso de Graduação em Direito da FGV, Rio de Janeiro (2009-2012); Chefe do Departamento de Consultoria em Infraestrutura para o Brasil, no IFC – International Finance Corporation, instituição do Grupo Banco Mundial (2008-2011); Chefe (“Director”) para os Setores de Infra-Estrutura e Setor Público, no Citibank Brasil (2007-2008); Conselheiro de Administração da CHESF (2005-2007); Conselheiro de Administração da CEG (2005-2007); Conselheiro de Administração da ACESITA (2006-2007); Chefe da Unidade de PPP do Governo Federal (2005-2007).

NÉSTOR BENITO SÁENZ

NÉSTOR BENITO SÁENZ

Horário: 09h00 às 09h45
Cerimônia de Abertura e Boas-Vindas


Néstor Benito Sáenz é formado em Engenharia Industrial pela Universidade de Zaragoza, com MBA em Administração e Gestão de Negócios pela Universidade Pontifícia Comillas. No Grupo há 19 anos, ele atuava desde 2014 como diretor de Desenvolvimento de Negócios na Endesa.

OSMAR LIMA

OSMAR LIMA

Horário: 16h00 às 17h30
Palco 1 – Painel 2: Rotas de estruturação de projetos de PPP e concessão


Engenheiro de Produção da UFRJ, com mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ e certificação CFA (Chartered Financial Analyst). 8 anos e meio de atuação no BNDES, tendo sido analista de crédito no Departamento de Bens de Consumo Comércio e Serviços, Analista de Investimentos na BNDESPAR, Gerente de Investimentos na BNDESPAR, Gerente na Área de Desestatização do BNDES, responsável, entre outros setores, por projetos de saneamento, e, atualmente, Chefe de Departamento na Área de Desestatização do BNDES, responsável pelos projetos de âmbito municipal, sobretudo nos setores de Iluminação Pública e Resíduos Sólidos.

PAUL PROCEE

PAUL PROCEE

Horário: 16h00 às 17h30
Palco 1 – Painel 2: Rotas de estruturação de projetos de PPP e concessão


Engenheiro Ambiental, se juntou ao Banco Mundial em 1999 e esteve presente desde então, numa grande variedade de projetos e setores diferentes. Entre 2010 e 2015, esteve na China gerenciando diversos projetos de infraestrutura urbana e se tornou líder do programa de desenvolvimento sustentável chinês. Em dezembro de 2015, Paul se juntou ao escritório de Brasília e atualmente é líder do programa de infraestrutura e desenvolvimento sustentável no Brasil.

RODRIGO GARCIA

RODRIGO GARCIA

Horário: 09h00 às 09h45
Cerimônia de Abertura e Boas-Vindas


Rodrigo Garcia, advogado e empreendedor. Deputado federal, é líder da bancada do Democratas na Câmara dos Deputados. Já foi secretário da Habitação, de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

RODRIGO REIS

RODRIGO REIS

Horário: 09h45 às 10h15
Plenária: Como foi o ano de 2018?


Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em Direto pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ocupou o cargo de Gerente de Desenvolvimento de Negócios na empresa Construcap CCPS Engenharia e Comércio S.A. (2013-2014), sendo responsável pelas iniciativas em PPPs e Concessões em que a organização atuou nesse período. Foi gerente do Projeto Copa pelo Governo do Estado de Minas Gerais (2009-2012), sendo um dos responsáveis pela modelagem e gestão do contrato do Complexo do Mineirão e da Arena Independência. Especialista em Direito Público, possui experiência em modelagem econômica e jurídica de projetos de infraestrutura. Responsável por realização de modelagem de projetos em Parcerias público-privada (Project Finance) no setor público e privado.

ROSANE MENEZES LOHBAUER

ROSANE MENEZES LOHBAUER

Horário: 16h00 às 17h30
Palco 2 – Painel 4: “Como evitar que as PPPs deem errado?”


Rosane Menezes Lohbauer, sócia de Infraestrutura e Direito Regulatório no Madrona Advogados, tem larga experiência em estruturação de projetos de infraestrutura relacionados a concessões e parcerias  público-privadas em saneamento básico, mobilidade urbana e saúde, entre outros setores. Foi responsável pelo primeiro projeto de PPP no setor de saneamento no Estado de São Paulo, em 2007. Desde então, tem assistido clientes na estruturação e modelagem de serviços públicos, contratos administrativos, participação em licitações, e estruturação de garantias. Rosane é formada em Direito pela PUC/SP e MBA Executivo Internacional em Direito da Economia pela FGV. Também é membro do GRI Club Infra Brasil e do Instituto Brasileiro de Estudos do Direito da Energia (IBDE).

TARCÍSIO GOMES DE FREITAS

TARCÍSIO GOMES DE FREITAS

Horário: 09h00 às 09h45
Cerimônia de Abertura e Boas-Vindas


Tarcísio Gomes de Freitas, é Secretário de Coordenação de Projetos da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República. Engenheiro civil pelo Instituto Militar de Engenharia, com pós-graduação em gerenciamento de projetos e Mestrado em Engenharia de Transportes.
É consultor legislativo da Câmara dos Deputados. Foi engenheiro do Exército; chefe da seção técnica da Companhia de Engenharia do Brasil na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti; coordenador-geral de Auditoria da Área de Transportes da CGU; diretor executivo e diretor-geral do DNIT.

VENILTON TADINI

VENILTON TADINI

Horário: 09h00 às 09h45
Cerimônia de Abertura e Boas-Vindas
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Horário: 10h30 às 12h00
Plenária: Impacto das eleições para o mercado de PPPs


É presidente-executivo da ABDIB – Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base desde jan/2016. Membro do Conselho de Administração do Banco Fator desde junho/2011. É economista e Mestre em Teoria Econômica pela USP.

VINÍCIUS POIT

VINÍCIUS POIT

Horário: 09h00 às 09h45
Cerimônia de Abertura e Boas-Vindas


Formado em Administração de Empresas na EAESP (FGV) e pós-graduado em coaching, pela Sociedade Brasileira de Coaching, é fundador do Recruta Simples, plataforma online de recrutamento rápido, embaixador do Brazil Lab e mentor da Endeavor, instituto que apoia o empreendedorismo de alto impacto. Filiado ao Partido Novo (NOVO). Nas eleições de 2018, foi eleito deputado federal por São Paulo, com 207.118 votos.

WELLINGTON DIAS

WELLINGTON DIAS

Horário: 09h00 às 09h45
Cerimônia de Abertura e Boas-Vindas


Wellington Dias é político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Cumpre seu terceiro mandato como Governador do Estado do Piauí, eleito em 2014, depois de ter exercido o cargo entre 2003 a 2010. Foi eleito Vereador, Deputado Estadual, Deputado Federal e Governador. Em 2010 foi o senador mais votado com quase 1 milhão de votos.

Wilson Poit

Wilson Poit

Cargo: Diretor Superintendente
Organização: SEBRAE – SP


Wilson Poit é ex-Secretário de Desestatização e Parcerias da Prefeitura de São Paulo, sob a administração do prefeito João Doria. Gestor e empreendedor em série, foi empresário, conselheiro de empresas, palestrante e fundador da Poit Energia, companhia de fornecimento de energia temporária líder de mercado no Brasil que foi vendida em 2012 para a inglesa Aggreko, líder mundial do setor.
Formado em engenharia elétrica, Wilson Poit é empreendedor Endeavor desde 2002. Em 2009 recebeu o prêmio da Ernst&Young (EY) de “Empreendedor do Ano” e em 2015 foi escolhido “Empreendedor de Alto Impacto”, como o exemplo da atuação da Endeavor no Brasil nos últimos 15 anos.
Entre 2013 e 2015, foi presidente da SP Negócios, empresa estatal do município de São Paulo responsável por elaborar projetos de infraestrutura, concessões, parcerias público-privadas e atração de investimentos. Foi ainda, entre 2014 e 2015, presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), empresa municipal de turismo e eventos, e Secretário de Turismo da cidade de São Paulo.

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