• Home
  • /
  • Palestrantes
ANTÔNIO GIL SILVEIRA

ANTÔNIO GIL SILVEIRA

Horário: 16h00 às 17h30
Palco 1 – Painel 2: Rotas de estruturação de projetos de PPP e concessão


Graduado em Processos Gerenciais e pós Graduado em Gestão Pública e em Negócios Internacionais, é empregado de carreira da Caixa Econômica Federal onde atua a 18 anos. Em 2016 foi Diretor de Programa na Coordenação de Projetos da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimento da Presidência da República, retornando a CAIXA no início de 2017 onde, desde então, desempenha a função de Diretor Executivo da Diretoria Executiva de Saneamento e Infraestrutura e Negócios com o Governo – DESAN.

AUGUSTO NEVES DAL POZZO

AUGUSTO NEVES DAL POZZO

Horário: 16h00 às 17h30
Palco 2 – Painel 4: Como evitar que as PPPs deem errado?


Advogado e sócio-fundador do escritório Dal Pozzo Advogados, atua há mais de 20 anos na estruturação de modelos jurídicos em projetos de infraestrutura e na solução jurídica de questões estratégicas relativas à execução de contratos públicos de alta complexidade. Professor de Direito Administrativo e de Fundamentos do Direito Público na renomada escola de Direito Público da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e em âmbito internacional, Professor do Corpo Permanente da Pós-Graduação da Universidade da Coruña, na Espanha, professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Direito Administrativo da Universidad de Belgrano, na Argentina, tem extensa produção acadêmica versando sobre diversos temas ligados ao Direito Administrativo, especialmente em matérias conexas ao setor de infraestrutura. Seus trabalhos acadêmicos encontram-se publicados nos principais veículos científicos no Brasil e no exterior. Doutorado em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual obteve o título de Especialista e Mestre na mesma área. Ainda em âmbito acadêmico, é coordenador da Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura (RDAI), publicada pela Thomson Reuters Editora Revista dos Tribunais; coordenador da Revista Brasileira de Infraestrutura (RBINF), publicada pela Editora Fórum e coordenador da Revista Internacional de Direito Público (RIDP). Pós-graduação executiva em Infrastructure in a Market Economy, pela Harvard Kennedy School. Pós-graduado em Management Program for Lawyers e em Corporate Governance pela Yale School of Management.
Fundador, em conjunto com outros membros da academia, e atual presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura – IBEJI. Representa o Brasil no Comité de Coordinadores Nacionales da Red Iberoamericana de Contratación Pública e membro da Think Tank de Concessões e PPP’s do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e da Comissão de Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Sustentável da Ordem dos Advogados do Brasil (COINFRA – OAB-SP), dentre outras renomadas instituições representativas.

BRUNO PEREIRA

BRUNO PEREIRA

Horário: 10h30 às 12h00
Plenária: Impacto das eleições para o mercado de PPPs


Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP). Foi coordenador da Escola de Formação da Sociedade Brasileira de Direito Público – SBDP (2005), instituição em que atuou como pesquisador (2004-2006). Também possui experiência como pesquisador do GVlaw, Programa de Educação Continuada e Especialização da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (2006-2008). Trabalhou como assessor de diretoria da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), colaborando com as atividades da Superintendência Jurídica (2009-2010). Foi sócio da sociedade de advogados Barbosa e Spalding Advogados e atuou como consultor em projetos de infraestrutura desenvolvidos no âmbito da FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras. É sócio do Radar PPP (www.radarppp.com).

CRISTINA WAGNER MASTROBUONO

CRISTINA WAGNER MASTROBUONO

Horário: 14h00 às 15h40
Palco 2 – Painel 3: A Lei 13.655/2018 e os impactos no mercado de PPPs e Concessões


Cristina Wagner Mastrobuono é Subprocuradora Geral da Área da Consultoria da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. Desde 2011 atua na estruturação e acompanhamento da execução dos contratos de PPP e concessões do Estado de São Paulo. Coordena o Núcleo de Estudos de PPPs da PGE/SP e integra a Comissão de Acompanhamento dos Contratos de PPP do Estado de São Paulo – CAC-PPP. É formada em direito pela Universidade de São Paulo, possui LLM-Master of Laws pela University of Chicago, é especialista em direito societário pela GVLaw, e tem curso de Arbitragem Comercial Internacional pela Columbia University.

EDUARDA LEONI

EDUARDA LEONI

Horário: 16h00 às 17h30
Palco 2 – Painel 4: “Como evitar que as PPPs deem errado?”


Diretora comercial na Urbeluz Energética, possui a experiência de 10 anos de atuação em projetos de infraestrutura. Atua principalmente na estruturação, planejamento, desenvolvimento estratégico, modelagem e gestão de contratos principalmente de projetos de Parcerias Público-Privada no setor de Iluminação Pública. Possui em seu portfólio 4 contratos assinados de IP no Brasil, sendo pioneira com a assinatura dos primeiros 2 no setor.

FERNANDO TAVARES CAMACHO

FERNANDO TAVARES CAMACHO

Horário: 14h00 às 15h40
Palco 1 – Painel 1: A metade final do ciclo municipal


Fernando Tavares Camacho é PhD em Economia pela University of Queensland (Austrália). Também é Mestre em Economia pela FGV/EPGE e Mestre em Métodos Matemáticos em Finanças pelo IMPA. Suas áreas de interesse incluem regulação econômica, análise da concorrência e estratégia de negócios em indústrias de infraestrutura. Fernando tem publicado em periódicos de alto calibre como Journal of Regulatory Economics, Annals of Public and Cooperative Economics e Energy Policy. Camacho tem uma década de experiência atuando como consultor independente em economia da infraestrutura. Projetos no Brasil incluem assessorar as associações de distribuidoras (ABRADEE) e transmissoras (ABRATE) de energia elétrica em questões como custo de capital, risco regulatório e poder de mercado. No exterior, assessorou a OECD em questões relacionadas à privatização de empresas. Fernando também trabalhou 5 anos como analista de Project Finance na área de infraestrutura e 8 anos como executivo na área de estruturação de projetos do BNDES. Camacho é atualmente Investment Officer na International Finance Corporation (IFC) do Grupo banco Mundial, onde é responsável pela estruturação de Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) em diversos setores de infraestrutura no Brasil.

FREDERICO BOPP

FREDERICO BOPP

Horário: 14h00 às 15h40
Palco 2 – Painel 3: A Lei 13.655/2018 e os impactos no mercado de PPPs e Concessões


Sócio do Azevedo Sette Advogados, líder da prática de Infraestrutura, com mais de 25 anos de experiência. PhD. CP3P-F. Professor da Fundação Dom Cabral. Escreveu para o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID publicações sobre PPPs e garantias públicas. Participou de projetos no Equador, Costa Rica, Uruguai, Colômbia, Estados Unidos e outros países. Reconhecido pelos principais guias especializados internacionais. Atuou em diversos casos de alta complexidade como o VLT Carioca, concessões de aeroportos, geração distribuída, modelagens para BNDES, M&As de infraestrutura, projetos de iluminação pública, arbitragens e outros.

IGOR ROCHA

IGOR ROCHA

Horário: 10h30 às 12h00
Plenária: Impacto das eleições para o mercado de PPPs


Igor Rocha é diretor de Planejamento e Economia da ABDIB – Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base. Formado em Ciências Econômicas pela PUC-SP, mestre pela Unicamp e doutor pela Universidade de Cambridge. Tem experiência na área de economia industrial, economia brasileira, desenvolvimento econômico e modelos insumo-produto. Conduz plano da ABDIB para recuperar a competitividade e a participação da indústria no PIB brasileiro e o programa de educação corporativa.

JOSÉ VIRGÍLIO ENEI

JOSÉ VIRGÍLIO ENEI

Horário: 14h00 às 15h40
Palco 2 – Painel 3 A Lei 13.655/2018 e os impactos no mercado de PPPs e Concessões


Virgílio divide a coordenação da área de Infraestrutura e Financiamento de Projetos do escritório de advogados Machado Meyer, com José Prado. É especialista em project finance, M&A e PPPs em setores regulados, como transporte, petróleo & gás, eletricidade, saneamento, infraestrutura social e urbana.

JULIANA PALMA

JULIANA PALMA

Horário: 14h00 às 15h40
Palco 2 – Painel 3: A Lei 13.655/2018 e os impactos no mercado de PPPs e Concessões


Doutora e Mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Master of Laws (LL.M.) pela Yale Law School. Bacharel em Direito pela PUC-SP. Foi visiting scholar na Washington College of Law – American University. Professora dos programas de graduação, especialização e mestrado profissional da FGV Direito SP. Coordenadora do Grupo Público da FGV Direito SP e colaboradora da Escola de Formação Pública – SBDP. Desenvolve pesquisas na área de Direito Administrativo, Regulação e Direito & Burocracia.

MARCELLO PALHA

MARCELLO PALHA

Horário: 16h00 às 17h30
Palco 2 – Painel 4: As PPPs que estão dando errado


Executivo com 20 anos de atuação, passou por empresas nacionais e internacionais como Accenture, Indra e Thales. Sólida experiência na Administração Estratégica, Tática e Operacional nos setores público e privado, em Parcerias Público-Privadas, tendo sido responsável por diversas modelagens, além de ter presidido a SPE vencedora da PPP de implantação do Centro de Gestão Integrada do Distrito Federal.

 

MARCIO ZANETTI

MARCIO ZANETTI

Horário: 10h30 às 12h00
Plenária: Impacto das eleições para o mercado de PPPs


Diretor do Economist Intelligence Unit Brasil, tem ampla experiência em consultoria de gestão e pesquisa para grandes corporações nacionais e multinacionais na América Latina. Atua nas áreas de planejamento estratégico, dimensionamento e desenvolvimento de estratégia de entrada de mercado, análise de investimentos e avaliação de riscos. Ao longo de sua carreira, trabalhou com metodologias consultivas, modelagem econômico-financeira, due diligence estratégico e avaliação de impacto organizacional.

MAURÍCIO PORTUGAL

MAURÍCIO PORTUGAL

Horário: 16h00 às 17h30
Palco 1 – Painel 2:  Rotas de estruturação de projetos de PPP e concessão


Atualmente, advogado, sócio do Portugal Ribeiro Advogados, Professor da Pós-Graduação da Faculdade de Direito da FGV, São Paulo e Professor da SBDP – Sociedade Brasileira de Direito Público. Foi também, professor da disciplina Direito de Infraestrutura do Curso de Graduação em Direito da FGV, Rio de Janeiro (2009-2012); Chefe do Departamento de Consultoria em Infraestrutura para o Brasil, no IFC – International Finance Corporation, instituição do Grupo Banco Mundial (2008-2011); Chefe (“Director”) para os Setores de Infra-Estrutura e Setor Público, no Citibank Brasil (2007-2008); Conselheiro de Administração da CHESF (2005-2007); Conselheiro de Administração da CEG (2005-2007); Conselheiro de Administração da ACESITA (2006-2007); Chefe da Unidade de PPP do Governo Federal (2005-2007).

OSMAR LIMA

OSMAR LIMA

Horário: 16h00 às 17h30
Palco 1 – Painel 2: Rotas de estruturação de projetos de PPP e concessão


Engenheiro de Produção da UFRJ, com mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ e certificação CFA (Chartered Financial Analyst). 8 anos e meio de atuação no BNDES, tendo sido analista de crédito no Departamento de Bens de Consumo Comércio e Serviços, Analista de Investimentos na BNDESPAR, Gerente de Investimentos na BNDESPAR, Gerente na Área de Desestatização do BNDES, responsável, entre outros setores, por projetos de saneamento, e, atualmente, Chefe de Departamento na Área de Desestatização do BNDES, responsável pelos projetos de âmbito municipal, sobretudo nos setores de Iluminação Pública e Resíduos Sólidos.

PAUL PROCEE

PAUL PROCEE

Horário: 16h00 às 17h30
Palco 1 – Painel 2: Rotas de estruturação de projetos de PPP e concessão


Engenheiro Ambiental, se juntou ao Banco Mundial em 1999 e esteve presente desde então, numa grande variedade de projetos e setores diferentes. Entre 2010 e 2015, esteve na China gerenciando diversos projetos de infraestrutura urbana e se tornou líder do programa de desenvolvimento sustentável chinês. Em dezembro de 2015, Paul se juntou ao escritório de Brasília e atualmente é líder do programa de infraestrutura e desenvolvimento sustentável no Brasil.

RODRIGO REIS

RODRIGO REIS

Horário: 09h45 às 10h15
Plenária: Como foi o ano de 2018?


Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em Direto pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ocupou o cargo de Gerente de Desenvolvimento de Negócios na empresa Construcap CCPS Engenharia e Comércio S.A. (2013-2014), sendo responsável pelas iniciativas em PPPs e Concessões em que a organização atuou nesse período. Foi gerente do Projeto Copa pelo Governo do Estado de Minas Gerais (2009-2012), sendo um dos responsáveis pela modelagem e gestão do contrato do Complexo do Mineirão e da Arena Independência. Especialista em Direito Público, possui experiência em modelagem econômica e jurídica de projetos de infraestrutura. Responsável por realização de modelagem de projetos em Parcerias público-privada (Project Finance) no setor público e privado.

ROSANE MENEZES LOHBAUER

ROSANE MENEZES LOHBAUER

Horário: 16h00 às 17h30
Palco 2 – Painel 4: “Como evitar que as PPPs deem errado?”


Rosane Menezes Lohbauer, sócia de Infraestrutura e Direito Regulatório no Madrona Advogados, tem larga experiência em estruturação de projetos de infraestrutura relacionados a concessões e parcerias  público-privadas em saneamento básico, mobilidade urbana e saúde, entre outros setores. Foi responsável pelo primeiro projeto de PPP no setor de saneamento no Estado de São Paulo, em 2007. Desde então, tem assistido clientes na estruturação e modelagem de serviços públicos, contratos administrativos, participação em licitações, e estruturação de garantias. Rosane é formada em Direito pela PUC/SP e MBA Executivo Internacional em Direito da Economia pela FGV. Também é membro do GRI Club Infra Brasil e do Instituto Brasileiro de Estudos do Direito da Energia (IBDE).

TARCÍSIO GOMES DE FREITAS

TARCÍSIO GOMES DE FREITAS

Horário: 09h00 às 09h45
Cerimônia de Abertura e Boas-Vindas


Tarcísio Gomes de Freitas, é Secretário de Coordenação de Projetos da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República. Engenheiro civil pelo Instituto Militar de Engenharia, com pós-graduação em gerenciamento de projetos e Mestrado em Engenharia de Transportes.
É consultor legislativo da Câmara dos Deputados. Foi engenheiro do Exército; chefe da seção técnica da Companhia de Engenharia do Brasil na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti; coordenador-geral de Auditoria da Área de Transportes da CGU; diretor executivo e diretor-geral do DNIT.

WILSON POIT

WILSON POIT

Horário: 14h00 às 15h40
Palco 1 – Painel 1: A metade final do ciclo municipal


Wilson Poit é ex-Secretário de Desestatização e Parcerias da Prefeitura de São Paulo, sob a administração do prefeito João Doria. Gestor e empreendedor em série, foi empresário, conselheiro de empresas, palestrante e fundador da Poit Energia, companhia de fornecimento de energia temporária líder de mercado no Brasil que foi vendida em 2012 para a inglesa Aggreko, líder mundial do setor.
Formado em engenharia elétrica, Wilson Poit é empreendedor Endeavor desde 2002. Em 2009 recebeu o prêmio da Ernst&Young (EY) de “Empreendedor do Ano” e em 2015 foi escolhido “Empreendedor de Alto Impacto”, como o exemplo da atuação da Endeavor no Brasil nos últimos 15 anos.
Entre 2013 e 2015, foi presidente da SP Negócios, empresa estatal do município de São Paulo responsável por elaborar projetos de infraestrutura, concessões, parcerias público-privadas e atração de investimentos. Foi ainda, entre 2014 e 2015, presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), empresa municipal de turismo e eventos, e Secretário de Turismo da cidade de São Paulo.