Don’t _miss

Wire Festival

 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam blandit hendrerit faucibus turpis dui.

O que você está procurando?

>Notícias >Por que as ppp’s e concessões são importantes para o país?

Por que as ppp’s e concessões são importantes para o país?

A percepção geral é de que o resultado ao qual chegamos não é bom: a carga tributária é elevada, mas o déficit de infraestrutura é enorme e os níveis de transparência e comunicação viabilizam a disseminação de práticas escusas que chocam o país, sempre que reveladas, como tem acontecido com frequência.

“As PPPs são importantes para expansão da infraestrutura e a participação da iniciativa privada é uma das alternativas mais viáveis de investimento, mas precisamos quebrar o paradigma da relação público-privada no Brasil” ressalta Guilherme Naves, sócio fundador da Radar PPP, consultoria especializada em Parcerias Público-Privadas.

Aos poucos, a sociedade, então, vai amadurecendo a visão de que as Parcerias Público-Privadas são o principal veículo a partir do qual pode se materializar a mudança do paradigma de relacionamento de governos com a iniciativa privada para gestão da infraestrutura e dos serviços públicos.

Um formato que valoriza o resultado, que foca em desempenho, que aloca a responsabilidade sobre riscos ao parceiro privado, que reduz o tamanho do Estado e que, em sua natureza, precisa se preocupar com a transparência e com a percepção de geração de valor público. Cada vez mais, as PPPs ganham espaço na administração pública brasileira.

Olhando apenas para os contratos regidos pela Lei 11.079, são mais de uma centena espalhados por todo o país. São PPPs de saneamento, resíduos sólidos, hospitais, rodovias, presídios, 

atendimento ao cidadão, mobilidade urbana, metrôs, VLT, habitação social, estádios, etc. O Brasil já possui um estoque relevante de PPPs assinadas, que somam mais de R$150 bilhões em valores contratualizados.

As PPP´s quando bem planejadas e geridas trazem desenvolvimento econômico sustentável na região onde está inserida trazendo benefícios para todos, mas ainda é necessário avançar na discussão dos gargalos enfrentados e replicar as boas práticas em PPP´s no País para que se possa avançar no tema.

REALIZAÇÃO

PATROCINADORES E APOIADORES DA EDIÇÃO 2018

PATROCÍNIO DIAMANTE

PATROCÍNIO OURO

PATROCÍNIO PRATA

PATROCÍNIO APOIO

APOIO INSTITUCIONAL

ALIADO DE CONTEÚDO