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Ana Cândida Lemos de Mello Carvalho

Ana Cândida Lemos de Mello Carvalho

Sócia do TozziniFreire

Ana Cândida está em TozziniFreire desde 2009. Sua experiência envolve uma variedade de temas de direito administrativo, como licitações e contratos administrativos, concessão de serviços públicos e parcerias público-privadas, empresas públicas e sociedades de economia mista, improbidade administrativa, responsabilidade fiscal, investimento social corporativo, setores regulados, processos administrativos perante órgãos públicos e entidades de controle, especialmente Tribunais de Contas e Controladorias. Ela também participou de projetos relevantes de infraestrutura relacionados aos setores de aeroportos, portos, ferrovias e saneamento básico. Mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Ana Cândida especializou-se em Contratos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e é graduada pela Faculdade de Direito de Franca. É referenciada internacionalmente em relevantes guias jurídicos como Chambers & Partners – Latin America, na categoria Direito Público, Latin Lawyer 250 e The Legal 500.

Antônio Gil Silveira

Antônio Gil Silveira

diretor executivo de infraestrutura e saneamento da caixa econômica federal

Diretor Executivo de Saneamento, Infraestrutura e Negócios do Governo da Caixa Econômica Federal.
Foi Diretor na Secretaria de Coordenação de Projetos no Programa de Parcerias de Investimento da Presidência da República, coordenando e acompanhando os projetos qualificados no PPI.
Formado em Processos Gerenciais e especialização em Gestão Pública e Negócios Internacionais.

Carlos Alexandre Nascimento

Carlos Alexandre Nascimento

Mestre em Gestão e Políticas Públicas | LSE - London School of Economics and Political Science

Carlos Alexandre Nascimento é Bacharel em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas-SP e Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela London School of Economics and Political Science (LSE), Londres, Reino Unido. Foi Secretário-Adjunto do Trabalho na Prefeitura de São Paulo, ocupando outros cargos nesta Secretaria. Trabalhou também na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, tendo ocupado o cargo de Diretor Acadêmico da Escola do Parlamento da Câmara.

Atualmente, é Sócio-Diretor das empresas América Licenciamentos e PPP Connect, Diretor de Programas da London School of Economics Enterprise (LSE Enterprise), consultor para organizações públicas e privadas, professor convidado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e do Centro de Liderança Pública (CLP), ministrando disciplinas na área de Finanças Públicas para os cursos de Graduação e Pós-Graduação, além de ser palestrante.

É também Coordenador do primeiro MBA em PPPs e Concessões do Brasil, uma parceria da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), LSE Enterprise e Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das Parcerias Público-Privadas (RedePPP).

Elias Souza

Elias Souza

Diretor de Infraestrutura e Setor Público da Deloitte Brasil

Diretor de Infraestrutura e Setor Público da Deloitte no Brasil. Advogado com mestrado em gestão e políticas públicas (FGV/EAESP). Possui 20 anos de experiência concentrada em consultoria para todos os atores do ecossistema do setor público, principalmente naqueles projetos que envolvam temas relacionados à gestão pública, planejamento urbano e cidades inteligentes. É especialista em estruturação de parcerias público-privadas e concessões. Participo ativamente de associações e organizações nacionais e internacionais que visam promover ações de impacto na sociedade. É palestrante em conferências nacionais e internacionais sobre assuntos relacionados à infraestrutura.

Frederico Bopp

Frederico Bopp

Sócio do Azevedo Sette Advogados

Com mais de 25 anos de experiência na assessoria de complexas transações no setor de infraestrutura. Participou de diversos projetos de Concessões e PPPs no Brasil e no exterior, tanto em estruturações e modelagens, como em aquisições, vendas e financiamentos. Atua em vários projetos de iluminação pública. PhD. CP3P.

Hamilton Amadeo

Hamilton Amadeo

CEO AEGEA

57 anos, engenheiro civil graduado pela Escola de Engenharia de Lins, é o CEO da Aegea desde 2010, ano de início das operações da companhia. Ao longo de sua carreira, destacam-se a sua atuação junto às agências reguladoras, com a responsabilidade pela concepção e coordenação da implementação de modelos operacionais voltados para concessionárias de serviços públicos, e sua ampla experiência em aquisição do controle de empresas concessionárias no mercado secundário e participação em licitações públicas.

Henrique Amarante Costa Pinto

Henrique Amarante Costa Pinto

Secretário de Articulação de Políticas Públicas da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos na Presidência da República

Experiências: Foi sup​erintendente da área de Estruturação de Projetos do BNDES por 10 anos, cujo objetivo foi o desenvolvimento de projetos de infraestrutura nas modalidades de Concessão e PPP, além de ter sido responsável por conduzir processos de privatização.

Formação acadêmica:  MSc em International Securities, Investment and Banking, Reading University, UK; MSc em Administração, COPPEAD/UFRJ; Graduado em Engenharia/UFRJ.

Isadora Chansky Cohen

Isadora Chansky Cohen

Responsável pela Unidade de PPP do Governo do Estado de São Paulo

Responsável pela Unidade de Parcerias Público-Privadas e Secretário Técnico e Executivo do Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização do Governo do Estado de São Paulo. Advogada, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cursou a especialização em Direito da Infraestrutura e mestranda em Direito e Desenvolvimento ambas pela FGV Direito SP.

José Virgílio Enei

José Virgílio Enei

Sócio da Machado Meyer

José Virgilio Lopes Enei, é sócio, head da área de infraestrutura e energia de Machado Meyer Advogados, focando sua prática em operações de project finance, M&A e PPPs.  É Mestre e Doutorando na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, e LLM pela Universidade de Virginia.  Professor do Insper.  Autor de dezenas de artigos em PPPs e Infraestrutura, com destaque para o livro Project Finance: Financiamento com Foco em Empreendimentos. São Paulo: Saraiva, 2007.

Luciene Machado

Luciene Machado

Superintendente da Área de Saneamento e Transporte, BNDES

Luciene Machado iniciou sua carreira na Petrobras, passou por empresas como Chemtech e Petroflex e se juntou ao BNDES em 1998. Entre 1998 e 2010, trabalhou e chefiou a estruturação de operações de crédito orientadas para a exportação e focadas em projetos de infraestrutura. Em 2010, assumiu a atribuição de superintendente da Área de Comércio Exterior. Entre 2014 e 2016, em razão de vacância na posição de Diretoria, exerceu essa posição de forma interina e compartilhada. Desde julho de 2016, exerce atribuição de superintendente da Área de Saneamento e Transporte do BNDES, área responsável, dentre outros assuntos ligados à infraestrutura, pelos financiamentos a concessões rodoviárias.

A Sra. Luciene Machado é graduada em Engenharia Química, com pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Polímeros, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, MBA executivo em Finanças pelo IBMEC-RJ e é fluente em inglês, espanhol e francês.

Márcio Lutterbach

Márcio Lutterbach

Coordenador líder dos projetos do BNDES e Sócio da PwC

Lidera as áreas de Infraestrutura/PPP, Governo, Transporte e Logística na PwC e tem mais de 18 anos de experiência em projetos de infraestrutura, Project Finance e M&A.
Em infraestrutura, possui experiência em uma ampla gama de projetos, incluindo segmentos como aeroportos, logística, esportes/arenas multi-uso, saneamento, saúde, mobilidade urbana, prisões e escolas. Atualmente exerce a função de coordenador líder dos projetos do BNDES de desestatização de 6 distribuidoras de energia e de saneamento do Estado do Amapá.
Entre as suas principais atividades está a originação de projetos de infraestrutura e de mandatos de M&A, bem como a liderança na gestão e delivery dos mesmos. Em M&A tem atuado principalmente nos setores de bens de consumo finais não duráveis e distribuidoras.

Marcos Siqueira

Marcos Siqueira

Sócio da radar PPP

Marcos, que é sócio da Radar PPP, compôs um time de especialistas internacionais responsável pela elaboração do Body of Knowledge que pauta as aulas e o exame do CP³P (www.ppp-certification.com). Atualmente, ele é o único brasileiro autorizado pela APMG International a dar aulas relacionadas ao CP³P.
Mestre em Public Policy pela University of Sheffield (UK) e graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, Marcos possui trajetória de mais de uma década na estruturação de projetos e programas de PPP. Foi o diretor do Programa de PPP de Minas Gerais, impulsionando o programa estadual para se tornar um dos mais diversos e bem-sucedidos do Brasil e da América Latina. A convite do Banco Mundial, passou a compor um time de especialistas globais responsável pela elaboração do PPP Guide. Também colaborando com o Banco Mundial, foi apresentador do Massive Open Course on PPPs (trata-se de iniciativa que reúne os maiores especialistas mundiais em suas áreas de atuação para apresentar conteúdos em plataforma digital). Como consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi responsável por apoiar as ações do órgão para suporte às Parcerias Público-Privadas no Brasil e em outros países da América Latina. É membro permanente do conselho curador do programa da conferência PPP Americas (a maior conferência do continente sobre investimento em infraestrutura realizada pelo BID e Banco Mundial) e jurado do Infrastructure 360, o prêmio mais conceituado de projetos de investimento privado em infraestrutura das Américas. Pela Radar PPP, esteve à frente de diversas modelagens de concessões e PPPs e atuou como professor de cursos ministrados em parceria com o Insper, Católica Lisbon School of Business & Economics e Fundação Dom Cabral.

Maurício Portugal Ribeiro

Maurício Portugal Ribeiro

Sócio do Portugal Ribeiro Advogados, Professor da Pós-Graduação da Faculdade de Direito da FGV e Professor da SBDP - Sociedade Brasileira de Direito Público

Professor da disciplina Direito de Infraestrutura do Curso de Graduação em Direito da FGV, Rio de Janeiro (2009-2012). Chefe do Departamento de Consultoria em Infraestrutura para o Brasil, no IFC – International Finance Corporation, instituição do Grupo Banco Mundial (2008-2011). Chefe (“Director”) para os Setores de Infra-Estrutura e Setor Público, no Citibank Brasil (2007-2008). Conselheiro de Administração da CHESF (2005-2007). Conselheiro de Administração da CEG (2005-2007). Conselheiro de Administração da ACESITA (2006-2007). Chefe da Unidade de PPP do Governo Federal (2005-2007). Mestrado em Direito (LL.M.), pela Harvard Law School (2004).

Philippe Enaud

Philippe Enaud

Presidente-fundador da Vivanti

Philippe Enaud é presidente e sócio da Vivante. Graduado em Engenharia pela École Nationale Supérieure D’Arts et Métiers e em Administração pela IAE Aix Graduate School of Management, na França, exerceu os cargos de engenheiro de negócios e diretor da atividade de iluminação pública do Grupo Esys-Montenay, cuja divisão de energia recebeu o nome Dalkia, em 1998. Posteriormente, atuou na direção internacional do grupo Dalkia, responsável pela região sul da Europa, Ásia e América Latina, como diretor adjunto.

Rodrigo Reis

Rodrigo Reis

Sócio da Radar PPP

Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em Direto pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ocupou o cargo de Gerente de Desenvolvimento de Negócios na empresa Construcap CCPS Engenharia e Comércio S.A. (2013-2014), sendo responsável pelas iniciativas em PPPs e Concessões em que a organização atuou nesse período. Foi gerente do Projeto Copa pelo Governo do Estado de Minas Gerais (2009-2012), sendo um dos responsáveis pela modelagem e gestão do contrato do Complexo do Mineirão e da Arena Independência. Especialista em Direito Público, possui experiência em modelagem econômica e jurídica de projetos de infraestrutura. Responsável por realização de modelagem de projetos em Parcerias público-privada (Project Finance) no setor público e privado.

Rosane Menezes Lohbauer

Rosane Menezes Lohbauer

Madrona

Formada em Direito pela PUC/SP com MBA Executivo Internacional em Direito da Economia pela FGV, Rosane possui ampla experiência na estruturação de projetos de infraestrutura, na modalidade de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), nos segmentos de saneamento, mobilidade urbana, saúde, dentre outros. Foi responsável pela implantação do primeiro projeto de PPP na área de saneamento no Estado de São Paulo em 2007. Desde então, vem atuando na estruturação e assessoria de modelagens jurídicas para exploração de serviços públicos, contratos administrativos, participação em processos licitatórios, estruturação de garantias e assessoria jurídica em setores regulados.

Sandro Cabral

Sandro Cabral

Professor Associado do Insper na Área de Estratégia e Professor Licenciado da Escola de Administração da UFBA

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em colaboração com  a Universidade de Paris 1 – Sorbonne. Professor Associado do Insper na área de Estratégia e professor licenciado da Escola de Administração da UFBA. Entre setembro de 2014 e janeiro de 2015 foi Professor Visitante CAPES/Fulbright na Robert F. Wagner School of Public Service, New York University (NYU). Em seus estudos busca interfaces entre a área de Estratégia em Organizações e Administração Pública com especial atenção para interações público-privadas, eficiência governamental e accountability.

Venilton Tadini

Venilton Tadini

Presidente da ABDIB - Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base

É presidente-executivo da ABDIB – Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base desde jan/2016. Membro do Conselho de Administração do Banco Fator desde junho/2011. É economista e Mestre em Teoria Econômica pela USP.

Wellington Dias

Wellington Dias

Governador do Estado do Piauí

José Wellington Barroso de Araújo Dias é filho do caminhoneiro Joaquim Antônio Neto e da professora Teresinha Araújo Dias. Nasceu na cidade de Oeiras, Piauí, em 5 de março de 1962 e foi criado em Paes Landim, no Vale do Fidalgo. É casado com Rejane Ribeiro Sousa Dias e tem três filhos: Iasmin, Vinícius e Daniely. Estudou Letras na Universidade Federal do Piauí (1982). Cursou Políticas Públicas e Governo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e especializações no exterior.
Bancário e escritor, Wellington trabalhou no Banco do Nordeste do Brasil, Banco do Estado do Piauí e Caixa Econômica Federal, da qual é funcionário licenciado de carreira. Trabalhou na Rádio Difusora de Teresina. Filiou-se ao PT em 1985 e iniciou suas atividades sindicais como integrante da CUT – Central Única dos Trabalhadores, e presidente da APCEF – Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal, entre 1986 e 1989. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí, entre 1989 a 1992.
Também atuou na literatura. É contista e autor do livro Macambira, premiado em 1980 e publicado em 1995. Teve vários outros contos premiados: Maria Valei-me (1984) – que recebeu menção honrosa pelo “Concurso de Contos João Pinheiro”, da Secretaria de Cultura do Piauí. Escreveu as peças Reisados da Minha Terra e Estamos Todos Inocentes. Foi incluído nas coletâneas O Conto na Literatura Piauiense (1981) e Novos Contos Piauienses (1984). Lançou o livro As Tiradas de Tio Sinhô, em junho de 2007.
Wellington Dias Iniciou na vida pública em 1992, como vereador de Teresina. Em 1994, elegeu-se deputado estadual, chegando à presidência do diretório regional do PT, onde ficou de 1995 a 1997. Em 1998, foi o primeiro deputado federal eleito pelo PT no Piauí. Renunciou ao mandato de deputado federal em 29 de novembro de 2002.
No mesmo ano, Wellington Dias foi eleito em primeiro turno para o cargo de governador do Piauí pela coligação A Vitória que o Povo Quer, tendo Osmar Ribeiro de Almeida Júnior como o vice-governador, O governador Wellington Dias – PT – foi reeleito no dia 1º de outubro de 2006. Deixou o cargo em março de 2010, para disputar as eleições ao Senado Federal, sendo eleito com votação histórica (997.513 votos). Neste ano de 2014, foi eleito mais uma vez, em primeiro turno, governador do Estado.

 

Wilson Poit

Wilson Poit

Secretário Municipal de Desestatização e Parcerias

Nascido em um pequeno sítio no interior de São Paulo (que não tinha luz nem televisão), formou-se em engenharia elétrica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), em São Bernardo do Campo, e anos depois fundou a Poit Energia, companhia de fornecimento de energia temporária que liderou o mercado no Brasil e teve presença em diversos outros países da América Latina, e que em março de 2012 foi vendida para a Aggreko, líder global do setor. Empreendedor Endeavor pela Poit Energia desde 2002, ganhou o Prêmio Empreendedor do Ano de 2009, oferecido pela Ernst & Young.

Quando planejava dedicar-se a um período de descanso (2013), Poit recebeu convite de Fernando Haddad, então Prefeito de São Paulo, para presidir a SP Negócios, empresa pública voltada para a obtenção de Parcerias Público-Privadas (PPPs), concessões e atração de investimentos para a cidade. Entre 2014 e 2015, Poit presidiu a São Paulo Turismo S/A (SPTuris) e foi Secretário de Turismo da cidade de São Paulo.

Em 2016, foi convidado pelo Prefeito eleito João Dória para o cargo de Secretário Municipal de Desestatização e Parcerias, passando a conduzir o maior plano municipal de desestatização da história do país.

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