• Home
  • /
  • Informações gerais

POR QUE AS PPPs E CONCESSÕES SÃO IMPORTANTES PARA O PAÍS?
A sociedade está cada vez mais convencida da importância de se romper com a lógica e as práticas que, historicamente, pautaram a realização do gasto público no Brasil.

A percepção geral é de que o resultado ao qual chegamos não é bom: a carga tributária é elevada, mas o déficit de infraestrutura é enorme e os níveis de transparência e comunicação viabilizam a disseminação de práticas escusas que chocam o país, sempre que reveladas, como tem acontecido com frequência. É quase incontestável que o modelo predominante que temos não funcionou.

Aos poucos, a sociedade, então, vai amadurecendo a visão de que as Parcerias Público-Privadas são o principal veículo a partir do qual pode se materializar a mudança do paradigma de relacionamento de governos com a iniciativa privada para gestão da infraestrutura e dos serviços públicos.

Um formato que valoriza o resultado, que foca em desempenho, que aloca a responsabilidade sobre riscos ao parceiro privado, que reduz o tamanho do Estado e que, em sua natureza, precisa se preocupar com a transparência e com a percepção de geração de valor público. Cada vez mais, as PPPs ganham espaço na administração pública brasileira.

Olhando apenas para os contratos regidos pela Lei 11.079, são mais de uma centena espalhados por todo o país. São PPPs de saneamento, resíduos sólidos, hospitais, rodovias, presídios, atendimento ao cidadão, mobilidade urbana, metrôs, VLT, habitação social, estádios, etc.  O Brasil já possui um estoque relevante de PPPs assinadas, que somam mais de R$150 bilhões em valores contratualizados.

Precisamos conhecer, aprender, criticar e, também, celebrar essas experiências.

VISÃO DO EVENTO
Valorizar, enaltecer e contribuir para comunicar bons trabalhos e ideias de Parcerias Público-Privadas (Project Finance PPPs) desenvolvidos no Brasil.

MISSÃO DO EVENTO
Servir para estreitar relacionamentos entre agentes do setor público e privado, reconhecendo práticas elogiáveis dentro de um mercado cuja confiança e reputação dos seus principais agentes encontram-se abaladas.

São Paulo
A cidade de São Paulo ficou em primeiro lugar na edição 2016 e 2017 do Ranking Connected Smart Cities, que mapeia as cidades brasileiras com maiores condições de se tornarem cidades inteligentes.

São Paulo é conhecida pelo desenvolvimento da mobilidade urbana focado no transporte coletivo e sustentável, com grande investimento para aumentar as faixas exclusivas de ônibus e criação de mais de 380km de ciclovias na cidade.

Pioneira na América Latina, a cidade é a primeira a contar com centrais mecanizadas de triagem de resíduos sólidos, sendo uma prioridade a destinação correta dos resíduos para evitar a criação de novos aterros e a multiplicação de lixões.

O PPP Award & Conference 2017 será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca no dia 21 de novembro de 2017.

Centro de Convenções Frei Caneca
Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo – SP, 01307-001

Facebook